Blog

Nilton Bobato propõe castramóvel para frear superpopulação, doenças e abandono

 Ouvindo ativistas, Nilton Bobato que acompanha as discussões referentes à causa animal desde a elaboração do Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais, em 2012, trouxe à discussão, por meio de um requerimento, aprovado, na última sessão (15), uma alternativa que vem sendo adotada com sucesso em diversos municípios brasileiros: a instalação de um castramóvel, trailer ou caminhão equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração em animais pertencentes a famílias de baixa renda e também os que vivem nas ruas.

A castração tem sido uma das ferramentas mais eficazes para o controle populacional de animais, rompendo uma cadeia onerosa e desumana para a sociedade. “A proposta é fundamental em termos de conceito, porque o foco é na vida e não no sacrifício, com a política de eutanásia como recurso utilizado largamente pelo Poder Público nas últimas décadas. Além dessa importante inversão, o controle garante a redução de zoonoses, mordeduras, acidentes e todos os agravantes que são resultantes de maus-tratos e abandono”, explicou Bobato.

Mas a política, segundo Bobato, deve estar aliada ao cumprimento dos marcos legais já existentes, como o Estatuto aprovado em 2012, que estabelece, dentre outras coisas, a posse responsável, e a programas de conscientização, também estabelecidos por lei, no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *