Blog

Nilton Bobato propõe homenagem ao movimento “Ocupa Foz”

 

A proposição que foi aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 03, enalteceu os estudantes pelo protagonismo e pelo importante exemplo de cidadania que demonstraram ao lutar pelos direitos da educação pública no país. “É um dos mais importantes exemplos pedagógicos de educação, que é a luta pelos direitos, pela construção de uma sociedade melhor, que passa pela construção da formação crítica das pessoas”, explicou Bobato.

Os estudantes de Foz do Iguaçu aderiram ao movimento “Ocupa Paraná” que resultou em mais de 800 escolas ocupadas em todo o estado, em um importante enfrentamento a medidas consideradas retrógradas e que aprofundam as desigualdades no país. “Além de promover uma educação binária, conhecimento parcial para quem vai produzir no mercado de trabalho e ensino completo para quem pode pagar por ele, exclui disciplinas como Filosofia, Sociologia e Educação Física da grade obrigatória e aumenta a carga horária de aulas de 800 para 1400”, criticou Bobato.

 

Em Foz, as escolas começaram a ser desocupadas na semana passada por determinação judicial. Os estudantes conseguiram mesmo em meio à retaliações, ameaças e perseguições, manter as escolas ocupadas por mais de 10 dias. Durante o período de mobilização, várias atividades artísticas e esportivas foram desenvolvidas junto aos estudantes por voluntários que apoiaram a luta em defesa da educação pública.  A data de entrega de homenagem será agendada nos próximos dias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *